VII Mostra Animal é inspiração no Rio de Janeiro.

 

myFlickr

A VII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais (Mostra Animal 2017) aconteceu na cidade maravilhosa, no dia 12 de novembro de 2017 na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A cidade se tornou palco do maior evento de cinema do Brasil voltado para os animais. Lançada no ano de 2009 em Curitiba (PR), desde então tem sido realizada com sucesso em diversos estados brasileiros. Hoje é um dos mais relevantes eventos de cinema do mundo, voltado totalmente para a discussão dos direitos dos animais e os impactos socioambientais que a interação dos humanos com os outros animais pode trazer.

Contando com 10 filmes inéditos ao evento, vindos do Brasil e outros 5 países ao redor do mundo, uma seleção especial de 3 curtas homenageados em edições anteriores, convidados especiais, diretores, artistas, feira de produtos livres de exploração animal, feira de adoção de animais realizada pela ONG Focinhos da Luz, bem como diferentes ONGs como Santuário das Fadas, Animal Equality, Mercy for Animals e a própria SVB participando como expositores, o público de mais de 300 pessoas pôde aproveitar o dia entre os filmes, as feiras e os expositores, conhecendo mais do movimento de amplo respeito aos animais.

A feira vegana ainda contou com os seguintes expositores: Veganza - Empório Vegetariano, Face It - Natural Cosmetics, Doce Vegana - Confeitaria, Vegabom - Opção Saudável, Laboratório Vegetariano, Vegtutes - Culinária Vegana, ComVidaVeg - Gastronomia Vegana, Cinco - Buffet Vegano e Barletta - Massas Artesanais.

O evento iniciou com os filmes "Oxigênio", "De Fora (Desde Afuera)", "Carnivoraz", "42 Dias na Vida de um Frango" e "Empatia", abordando temáticas sobre pesca, experimentação animal, produção de aves, a exploração de animais como um todo e o veganismo como contraponto.

Após o primeiro intervalo, o público retornou para prestigiar o longa "Leões de Sangue (Blood Lions)" e a seleção de curtas homenageados em edições anteriores: "Presente (Gift)", "Penso, logo... não durmo" e "Quanto Custa?". Assim, o público tomou maior conhecimento sobre a "caça enlatada" de leões na África do Sul e refletiu sobre adoção consciente, sobre a exploração animal e a produção de animais domésticos para venda.

No retorno do segundo intervalo, foi a vez dos filmes "Xitara", "A Hora da Decisão (Time to Decide)" e "O Último Porco (The Last Pig)", mostrando o dia a dia na vida de um cão sob seu olhar animal, uma reflexão sobre como podemos mudar imediatamente nossa relação de abuso sobre os animais e as novas atitudes e consciência encaradas por um fazendeiro em seu último ano como produtor de suínos.

Os votos do público foram então contabilizados para a realização das homenagens do evento. O filme "Empatia", do diretor Ed Antoja e produção da Fundación para el Asesoramiento y Acción en Defensa de los Animales (FAADA), foi homenageado com a estatueta do Oscow, enquanto o filme "The Last Pig", de Allison Argo e Joseph Brunette, foi homenageado com uma placa comemorativa. Para finalizar, a segunda estatueta Oscow foi entregue pela organização do evento ao filme "What the Health (Que Raio de Saúde)", do diretor Kip Andersen. Como nas edições anteriores, o filme escolhido pela organização foi exibido em seguida, apresentando uma jornada que descobre as principais causas associadas às maiores doenças do mundo e a solução secreta que resolve boa parte do problema.

Kip Andersen, diretor de What the Health (Que Raio de Saúde), com o Oscow 2017.
Kip Andersen, diretor de "What the Health (Que Raio de Saúde)", com o Oscow 2017.
Allison Argo, diretora de The Last Pig (O Último Porco), com a placa comemorativa.
Allison Argo, diretora de The Last Pig (O Último Porco), com a placa comemorativa.

Além dos filmes, o público teve dois momentos durante o evento para conversar com convidados especiais. No local, estavam presentes a atriz e modelo Yasmin Brunet, a atriz Giulia Gayoso, a youtuber Hana Khalil, os diretores Raul Vanussi e Priscila Coelho, do filme "Carnivoraz", e a diretora Diana Svintiskas, do filme "Xitara", em um bate-papo descontraído mediado pelo presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino.

Agora é hora de inspirar outras cidades do Brasil, levando os filmes desta edição por meio das Mostras Itinerantes. Ajude a organizar uma em sua cidade, entre em contato!

 

Confira a programação do evento:

Programação da Mostra Animal 2017

 

Seleção Oficial Mostra Animal 2017

 

MÉDIA E LONGA-METRAGENS

 

Empatia

(Espanha, 2017)

Dirigido por: Ed Antoja

Ed é contratado para fazer um documentário com a intenção de mudar os hábitos da sociedade que são prejudiciais aos animais. Mas completamente estranho à cultura de amor aos animais, ele perceberá que para realizar o projeto, ele deve primeiro se convencer. Um projeto que mudará seu modo de vida para sempre. Ou talvez não?

 

Leões de Sangue (Blood Lions)

(África do Sul, 2015)

Dirigido por: Bruce Young, Nich Chevallier

Leões de Sangue segue o internacionalmente reconhecido jornalista ambientalista e operador de safari, Ian Michler, nas fazendas de criação para testemunhar os resultados da criação intensiva de leões em confinamento - um forte contraste com seus primos selvagens.
Fazendeiros agressivos se ressentem de seu questionamento, mas é fácil de ver a comercialização altamente lucrativa de leões - a domesticação de filhotes de leão, o recrutamento de voluntários, os passeios com leão, a caça e o novo comércio de ossos de leão estão aumentando e tudo está sendo justificado sob o disfarce da conservação e pesquisa.

 

O Último Porco (The Last Pig)

(EUA, 2017)

Dirigido por: Allison Argo

O Último Porco é uma meditação lírica sobre o que significa ser uma criatura senciente com o poder de matar. Profundamente imersivo, o filme segue um fazendeiro de suínos durante seu último ano de abate de porcos. Por meio de reflexões esparsas e íntimas, o fazendeiro revela o crescente conflito de uma vida "vendendo a morte".

 

What the Health (Que Raio de Saúde)

(EUA, 2017)

Dirigido por: Kip Andersen, Keegan Kuhn

Uma jornada que descobre as principais causas associadas às maiores doenças do mundo e o conluio entre as grandes indústrias que fazem trilhões de dólares lucrando em cima de tudo. Depois, mostra a solução secreta que resolve boa parte do problema, de várias maneiras.

 

CURTA-METRAGENS

 

42 Dias na Vida de um Frango

(EUA, 2016)

Dirigido por: Jose Valle

A Animal Equality foi pioneira ao utilizar filmes em realidade virtual no movimento de proteção animal, dando aos telespectadores a primeira experiência imersiva de 360 graus no universo oculto das granjas industriais e abatedouros. A série iAnimal 360 da Animal Equality aumenta a compreensão das pessoas sobre de onde vêm seus alimentos e também está aumentando a consciência global sobre a necessidade de maior proteção animal e escolhas mais compassivas em relação aos animais.
O filme "42 Dias" é o segundo vídeo da série iAnimal, que te leva a uma viagem imersiva na vida dos frangos explorados pela indústria da carne. São mostradas as práticas legais e padrões da indústria de frangos dos Estados Unidos e do mundo inteiro, tais como, a forma em que são criados e os banhos de choque elétrica onde as aves são imersas antes de morrerem.

 

A Hora da Decisão (Time to Decide)

(Reino Unido, 2014)

Dirigido por: Edward L. Dark

Toda geração deve considerar a injustiça e crueldade que tolerará. A hora da decisão chegou para a nossa geração. É hora de evoluir. Devemos acabar com a Era do Enjaulamento.

 

Carnivoraz

(São Paulo, SP, Brasil, 2016)

Dirigido por: Raul Vanussi, Priscila Coelho

A violência contra os animais e a violação do direito a vida é tema central desta obra. O desejo desenfreado pelo consumo nos paralisa e causa cegueira. Os interesses políticos e econômicos atropelam a lei mais fundamental da existência: o livre arbítrio.
Humanos, animais e o mundo natural devem viver em harmonia rumo a evolução da consciência e da moralidade. A dilaceração da carne exposta nesta obra audiovisual sugere uma crítica à esse estado de consciência, (ou inconsciência?) dos indivíduos em relação ao bem estar dos seres sencientes.
Com o uso da animação em stop motion é experimentado diferentes percepções e manipulações do cadáver, executados à escura em que apenas o tato e o olfato estão ativos e os olhos encobertos pela névoa da ignorância.

 

De Fora (Desde Afuera)

(Chile, 2016)

Dirigido por: Andrea Guerrero

Um grupo de macacos mora em um centro de reabilitação e ficam perturbados com a visita de estranhos. Loucos, inquietos e mutilados, eles se acalmam quando estão novamente sozinhos. Eles nunca poderão retornar ao seu mundo.

 

Oxigênio

(Rio Grande, RS, Brasil, 2016)

Dirigido por: Cláudio Azevedo

Sentimentos são particulares, difíceis de serem explicados, são resultados de experiências. Oxigênio pretende disparar uma experiência perceptiva de cunho audiovisual capaz de promover a alteridade necessária para acionar sensações comuns aos humanos e animais das demais espécies e, assim, atualizar sentimentos para uma tomada de consciência e sensações por mais humanidade.

 

Xitara

(Brasília, DF, Brasil, 2017)

Dirigido por: Diana Svintiskas

Um dia na vida de cinco garis da Vila Planalto, em Brasília-DF, a partir de um outro olhar. Enquanto isso, a poucos quilômetros no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff é afastada durante o processo de Impeachment.

 

SELEÇÃO CURTAS - EDIÇÕES PASSADAS

 

Penso, logo... não durmo

(Curitiba, PR, Brasil, 2014)

Dirigido por: Luara Lux

É difícil dormir imersa em tanta tranquilidade.

 

Presente (Gift)

(Hungria, 2015)

Dirigido por: Zsófia Zsemberi

O filme conta a história de uma recém integrante de uma família, com final que não deveria existir, mas que, infelizmente, acontece diariamente, nos fazendo refletir sobre nossa responsabilidade.

 

Quanto Custa?

(Curitiba, PR, Brasil, 2012)

Dirigido por: Fiori Vonière

Moldados pela cultura consumista, humanos consomem e descartam seres vivos, como fazem com qualquer outro produto.