Mostra Animal 2013 recebe recorde de público
Quarta edição do evento, emociona público e lota Cinemateca.
Foto: Guilherme Carvalho
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, Curitiba recebeu uma maratona de filmes que fez transbordar emoções e sentimentos de diversos tipos: consternação, revolta, alegria, ternura e esperança, todas elas se revezando a cada cena exibida. Abordando diversos aspectos dos direitos dos animais, a IV Mostra Internacional de Cinema pelos Animais exibiu mais de 20 produções entre curtas e longas brasileiros, além de produções dos Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá e contou com outras atrações, todas relacionadas ao respeito amplo aos animais (confira os filmes exibidos logo abaixo). O evento teve público recorde, com diversas sessões com lotação máxima. Vários diretores, atores e ativistas dos direitos dos animais também prestigiaram da Mostra.
Os filmes homenageados pelo público e que receberam o Oscow 2013 foram o curta brasileiro O Pé de Picanha - O Caipira (SP, 2013) de Ricardo Honório e os longas Como me tornei um elefante (EUA, 2012) de Tim Gorski e Os Fantasmas na Nossa Máquina (Canadá, 2013), de Liz Marshall. Já a produção da Mostra homenageou o longa francês A.L.F., de Jérôme Lescure, que através de uma história baseada em fatos relata o resgate de animais que eram usados para testes de laboratório. Após o filme, ativistas da ALF Brasil que participaram recentemente do resgate dos beagles no Instituto São Roque, realizaram um bate-papo com o público.
“A Mostra foi um sucesso tanto em relação ao público, pessoas vieram de Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Florianópolis e diversos outros lugares especialmente para a Mostra Animal, quanto em relação à discussão que ela proporcionou a todos os envolvidos. Além dos filmes que mostram as mais diversas e sistemáticas formas de exploração aos quais animais são submetidos pelos seres humanos, o público pôde assistir a produções inspiradores ao conhecer histórias de pessoas que mudaram seus hábitos e costumes transformando-se em verdadeiros exemplos dedicados aos Direitos Animais e sua propagação ao redor do mundo”, disse o coordenador da Mostra Animal, Ricardo Laurino.
Ao término do evento ficou a promessa de que em 2014 a 5ª edição virá com força ainda maior e a expectativa é de que até lá a questão possa ter avançado em prol do respeito a todos os animais.
CURADORES DA MOSTRA ANIMAL 2013:
SVB Curitiba
Louise Tezza
Angélica Marin
Patrícia Marin
Ricardo Laurino
Raphael Semchechen Neto
Honório de la Iglesia Lopez
- Vinheta da Mostra Animal 2013
Seleção Oficial Mostra Animal 2013
“A.L.F.” (“A.L.F.”)
(França, 2012) – 96’
26 de dezembro ... Olivier Chartier, um policial francês, tem que descobrir o que aconteceu na véspera do Natal: Franck, um professor de teatro insignificante, foi colocado em prisão preventiva ...
Este homem, como suspeita Chartier, é membro de um grupo sem líder: a Frente de Libertação Animal ... Estas pessoas voluntariamente optam por quebrar a lei para salvar os animais, impulsionadas por sua empatia em relação a esses seres vivos torturados. Para eles, quando a linha da razão é cruzada, você tem que esquecer o que é legal para fazer o que parece ético.
Site: www.alf-themovie.com Diretor: Jérôme Lescure
“A Testemunha” (“The Witness”)
(EUA, 2000) – 43’44’’
Como é que um empreiteiro de construção de um bairro difícil do Brooklyn tornou-se um apaixonado defensor dos animais? No premiado documentário “The Witness”, Eddie Lama explica como ele temeu e evitou animais na maior parte de sua vida, até que o amor de um gato abriu o seu coração, inspirando-o a resgatar animais abandonados e trazer sua mensagem de compaixão para as ruas de Nova York. Com humor e sinceridade, Eddie conta a história de sua notável mudança de consciência.
Site: www.tribeofheart.org Diretora: Jenny Stein
“Luto”
(Curitiba, Brasil, 2012) – 4’50
Uma tentativa de se reconstruir após a perda de alguém muito importante.
Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretora: Fiori Vonière
“Êta, Bicho Homem...”
(Minas Gerais, Brasil, 2013) – 1’07’’
O progresso insustentável do ser humano sob o olhar de uma onça-pintada. Produzido em uma Oficina F7 de Animação 2D por crianças e jovens do Instituto Politriz, em Uberlândia/MG.
Site: www.animare.org.br Diretor: Marcelo Branco
“Libertemos: Não, nem peixe!”
(São Paulo, Brasil, 2013) – 1’02’’
Imagine um mundo sendo tirado de você em uma velocidade em que não há tempo para despedidas ou adeus. Família, amigos e tudo o que o cerca sumindo tão rápido, que agarrado à última esperança de tê-los novamente, você lute pela vida de forma frenética. Já parou para refletir sobre a pesca esportiva?
Site: www.equipepatadecapivara.com.br Diretor: Matheus Croco
“Como me tornei um Elefante” (“How I became an elephant”)
(EUA, 2012) – 82’
Quão longe VOCÊ iria para salvar uma espécie? Quando Juliette West iniciou uma jornada para se educar, ela conseguiu mais que a encomenda. O filme segue essa garota de 14 anos da Califórnia em sua missão de salvar o maior mamífero terrestre do mundo; uma jornada que a leva ao outro lado do mundo e frente a frente com os gigantes gentis que ela pretende salvar.
Site: www.howibecameanelephant.com e www.rattlethecage.org Diretor: Tim Gorski
“O Resgate de Antuak”
(São Paulo, Brasil, 2011) – 42’40’’
Operação de resgate de mais um animal (Leão) feito pelo santuário ecológico Rancho dos Gnomos, onde o biólogo voluntário Matheus Croco, também fundador do projeto Equipe Pata de Capivara, além de compor a junta de profissionais do santuário nesta ação, documenta cada passo deste emocionante resgate.
Site: www.ranchodosgnomos.org.br e www.equipepatadecapivara.com.br Diretor: Matheus Croco
“A Baleia Jubarte”
(Espírito Santo, Brasil, 2013) – 3’30’’
Uma baleia jubarte vivia feliz até o dia em que fica presa num monte de lixo jogado no mar pelos seres humanos..
Site: www.campaneli.com.br Diretor: Alexandre Augusto Campaneli
“Nossa Mocinha: um diário para a eternidade”
(São Paulo, Brasil, 2013) - 3’12’’
Mocinha, uma cachorra que ficou tetraplégica em decorrência de uma misteriosa doença degenerativa. Sua sina, de acordo com veterinários, era viver 3 meses a partir dos primeiros sintomas. Viveu 10 anos, sendo que os últimos 3 depois dos sintomas. Anos intensos e felizes ao lado de seus tutores. Este vídeo é uma homenagem de seus pais, que junto com ela viveram uma linda história de amor incondicional.
Site: www.facebook.com/diariodamocinha Diretores: Julia Bobrow e Daniel Guth
“Os Fantasmas na nossa Máquina” (“The Ghosts in our Machine”)
(Canadá, 2013) – 92’
Animais estão escondidos nas sombras de nosso mundo altamente mecanizado. “The ghosts in our machine” ilumina a vida de animais individuais vivendo dentro e resgatados da máquina de nosso mundo moderno. Através do coração e lentes da aclamada fotógrafa de animais Jo-Anne McArthur, nos tornamos intimamente familiares com os animais retratados. Animais não-humanos são propriedade para pertencerem a alguém e serem usados, ou são seres sencientes merecedores de direitos?
Site: www.theghostsinourmachine.com Diretora: Liz Marshall
“Números”
(São Paulo, Brasil, 2013) – 1’42’’
Todos os dias milhares de animais morrem vítimas da exploração. Os que aparecem no vídeo foram resgatados de tráfico, maus-tratos, abandono ou prestes a serem assassinados pela indústria de consumo. Vivem hoje em um santuário livres do sofrimento anterior, mas inúmeros outros ainda precisam de ajuda. Seja ativista pelos animais e mude esses números!
Site: www.naomate.org Diretores: Amanda Justiniano e Fernanda Ligabue
“Manducare”
(Portugal, 2012) – 30’
Conseguimos nós, ver para além do que está no prato? Vegan, Vegetariano, Omnívoro e Dieta do Tipo Sanguíneo… Quatro pessoas com estilos de vida diferentes mas com um objectivo em comum – o bem comum. MANDUCARE é comer em latim e não é por acaso que se fala em regressão, numa altura em que evolução causa tantas questões globais. A forma em que como o Homem se afastou da natureza, a influência que tem na sustentabilidade da Terra aquilo que comemos, são algumas dessas questões, abordadas neste filme documental.
Site: www.facebook.com/manducare2012 Diretor: Pedro Serra
“Você tem escolha”
(São Paulo, Brasil, 2013) – 1’10’’
Imagens de matadouro no interior do Pará, onde animais aguardam seus destinos temendo a aproximação humana [não tem cenas de abate]. No Brasil, mata-se um boi a cada segundo mas, por meio de escolhas conscientes, você pode mudar essa realidade.
Site: www.naomate.org Diretores: Amanda Justiniano e Fernanda Ligabue
“O Maître” (“Le Maître”)
(França, 2013) – 2’18’’
Em uma noite fria de Paris, um mendigo sai pelas ruas atrás de uma refeição.
Diretores: Gustavo Teixeira e Alejandro Tobón
“Companheiros de Ninguém” (“Companions to none”)
(EUA, 2007) – 72’
“Companions to none” revela as causas, natureza e extensão da superpopulação de animais de companhia e a crise de abuso no México, bem como as forças que mantêm essa situação e atrasam a solução fundamental: esterilização. Lança um olhar gráfico sobre as consequências da superpopulação nas centenas de milhares de cachorros e gatos abandonados.
Site: www.companionstonone.com Diretor: Bill Buchanan
“O Partido para os Animais” (“De Haas in the Marathon”)
(Holanda, 2012) – 52’23’’
Em outubro de 2002 – pela primeira vez na história – um partido político foi fundado sem ser baseado em políticas antropocêntricas. O Partido para os Animais representa um novo movimento político que dá importância aos animais, natureza e meio ambiente. "A fundação do Partido para os Animais há dez anos foi recebido com muito ceticismo dentro da política tradicional, lembra Marianne Thieme - líder do partido. O documentário mostra a trajetória de 10 anos do partido holandês e a recepção do público – passada e presente – desse movimento político pioneiro, na ciência, política e mídia.
Site: www.ngpf.nl e www.dehaasindemarathon.nl Produtor: Joost de Haas
“Cerrado – além da névoa”
(Rio de Janeiro, Brasil, 2013) – 25’
O filme leva o espectador a um dos mais belos e menos conhecidos ecossistemas do mundo, localizado no Brasil central. Como uma pintura e dança impressionista da cor e da luz, se revela como um mito da criação através dos elementos primordiais da Água, Fogo, Relâmpago e Chuva, ao mesmo tempo celebra os surpreendentes e estranhos animais que ocupam a paisagem no centro do Brasil.
Site: www.christianspencer.pro.br Diretores: Christian Spencer, Marc Egger e Gibby Zobel
“O último dia de Rocky” (“Rocky's Last Day”)
(Canadá, 2013) – 2’48’’
A pequena camundongo Pippi exibe uma incrível visão e carinho para com seu companheiro Rocky durante a doença final dele, mostrando que camundongos possuem empatia. Ela entende que algo está errado, está muito chateada por sua mudança de comportamento e faz o seu melhor para confortá-lo. A diretora resgata camundongos utilizados como comida viva para alimentação de répteis em cativeiro.
Site: www.youtube.com/user/CreekValleyCritters Diretora: Aud Fischer
“O Reino Pacífico : jornada rumo ao lar” (“Peaceable Kingdom: The journey home”)
(EUA, 2012) – 78’
Abra seus olhos. Confie em seu coração. Faça a jornada. Cinco fazendeiros, uma oficial de proteção animal, um protetor e uma vaca chamada Snickers farão você rir, chorar , expandir sua consciência e desafiar o que você pensa sobre a pecuária. O premiado documentário é uma história fascinante de transformação e cura. Ele explora como várias pessoas do meio rural experienciaram uma batalha com a própria consciência na medida em que questionaram pressupostos básicos do meio de vida que herdaram. Tem sido descrito como “uma experiência transformadora” pelo público.
Site: www.tribeofheart.org Diretora: Jenny Stein
“O Pé de Picanha – O Caipira”
(São Paulo, Brasil, 2013) – 6’
O filme, com bom humor, mostra a vida de um caipira da roça acostumado às tradições do dia a dia e um dia ele se depara com a sensibilidade do animal que ele vai matar para fazer um churrasco. Quando ele percebe a cena, prefere ser forte e quebrar as tradições.
Site: www.vegtv.com.br Diretor: Ricardo Honório
“O Cão”
(Rio Grande do Sul, Brasil, 2011) – 9’39’’
Um cão late. Um casal discute, uma família se desentende, irmãos ensaiam, amigos jogam futebol. O insuportável exercício de conviver.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Diretores: Abel Roland e Emiliano Cunha
“Rodeio: de que lado você está?”
(São Paulo, Brasil, 2013) – 15’
Estamos no século 21. A ciência já comprovou que os animais são seres sencientes, sentem dor, medo, estresse, como nós, seres humanos. Então por que práticas como rodeio e vaquejadas continuam a submeter animais a sofrimento por diversão? Especialistas da área veterinária e jurídica questionam essas práticas sob vários aspectos técnicos, sua constitucionalidade e ética.
Site: www.forumnacional.com.br Diretor: Denise Tavares