The 10th International Animal Film Festival (Mostra Animal 2024) will take place at MIS/SC from September 5th to 8th in Florianópolis. Organized by the Brazilian Vegetarian Society and produced by the Muhda Institute, the festival returns as an important platform for discussing animal rights and the socio-environmental impacts of humans on the planet.
With events also occurring in Blumenau, Belo Horizonte, and Cuiabá, in addition to Florianópolis, the 10th Animal Film Festival is supported by the Paulo Gustavo Law, a significant emergency initiative to promote culture in Brazil, and is produced by the Muhda Institute, which, in partnership with the Brazilian Vegetarian Society, has expanded the festival to other states, creating more spaces to discuss animal rights and the system that exploits them.
Since its debut in Curitiba in 2009, the Animal Film Festival has been a showcase for audiovisual productions from around the world that address the complex interactions between humans and non-human animals — from cooperation to exploitation.
This edition features a program packed with important films, such as Watson (2019), a documentary that tells the story of Captain Paul Watson of the Sea Shepherd Organization, who was recently arrested in Greenland for defending the lives of whales; Elias: The Ox Who Learned to Swim (2023), which recounts the true story of an ox that swam for over 5 hours to escape a live animal export cargo ship; and Eating Our Way to Extinction (2021), which raises questions about the food industry and the price the planet pays to sustain our production methods.
In addition to film screenings, the event also features discussions with festival producers, special guests to debate the themes of the films, a stand-up comedy session by vegan activist Garutti, and honors with Oscow statuettes. The event also includes an exhibitor fair, offering a variety of vegan products, services, and food options.
With a continued commitment to defending animal rights and raising awareness about the impact of human actions on the planet, the International Animal Film Festival establishes itself as a unique event in Brazil for those who care about justice and the preservation of life. More than just a film festival, it is a celebration of the animal cause and a call for action and reflection.
The Animal Film Festival is truly animal!
--
Follow us on social media:
--
The Animal Film Festival in Florianópolis was developed with the support of the Catarinense Film Award and the Paulo Gustavo Law.
--
International Animal Film Festival
Event Date: September 5th to 8th, 2024
Location: MIS/SC in Florianópolis, SC
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica,F lorianópolis/SC
Organized by: Brazilian Vegetarian Society (Sociedade Vegetariana Brasileira)
Supported by: Muhda Institute
Free Admission
Fair ofanimal-exploitation-free products.
Valle da Mídia Press and Communications Agency
Christian - (+55 11) 99904-6632
Rodrigo – (+55 11) 98415-5507
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
"20" é um documentário de longa-metragem que celebra a evolução da Soi Dog Foundation ao longo de duas décadas. Através de uma narrativa cativante e visuais impressionantes, este filme mergulha no coração de um movimento que redefiniu o bem-estar animal em toda a Ásia. Por meio de entrevistas, imagens de arquivo e depoimentos, "20" captura o espírito de resiliência, esperança e compromisso inabalável que define a Soi Dog. O filme é uma ode ao passado e um farol para o futuro—uma afirmação do potencial transformador quando compaixão e ação se unem.
Caravana é a história da elefanta Pelusa e sua relação com Scott Blais, o ativista americano fundador do Santuário de Elefantes Brasil, e sua luta inspiradora para resgatar Pelusa do cativeiro e ajudar os outros elefantes da região.
É o primeiro documentário português a abordar a urgência de uma mudança nos padrões de alimentação da população mundial, privilegiando uma dieta baseada em plantas em vez de uma baseada em proteína animal.
Café de civeta é um café que foi parcialmente digerido por civetas, animais noturnos semelhantes a gatos. Desde que ganhou fama na mídia popular no início dos anos 2000, o mercado internacional de café de civeta continuou a crescer, e seu valor de mercado agora é estimado em US$ 10,9 bilhões até 2030.
Na tentativa de atender à demanda dos consumidores, o café de civeta agora é produzido por meio da captura e alimentação forçada de civetas selvagens no sudeste da Ásia. A produção em cativeiro levou a consequências devastadoras para o bem-estar animal, a conservação e a saúde humana. Direção: Jack Wootton
Documentário cinematográfico, levando o público a uma viagem ao redor do mundo e abordando “o elefante na sala” sobre o qual ninguém quer falar. Este poderoso documentário envia uma mensagem simples, mas impactante, revelando verdades duras e abordando, na tela grande, a questão mais urgente de nossa geração – o colapso ecológico.
Produzido pela ONG Mercy For Animals, com narração da atriz Laila Zaid, O Boi que Aprendeu A Nadar é um documentário que narra a história de Elias, um boi que nadou por mais de 5 horas, do Porto de São Sebastião até a Praia das Cigarras, num trajeto de cerca de 10 km, para salvar sua vida, fugindo de um navio cargueiro de exportação de animais vivos.
Um touro persistente escapou do caminhão que o levava para o abatedouro em Bogotá, Colômbia. Ele correu por seis horas até ser capturado novamente. O Santuário Animal Namigni soube de sua história a tempo.
Todos os anos, 11 milhões de bois são confinados em navios e percorrem longas distâncias para serem mortos em outros países pela sua carne. Narrado por Luisa Mell, o documentário da Mercy For Animals traz imagens inéditas e entrevistas exclusivas sobre a realidade desta atividade no Brasil e no mundo.
Qual é o caminho que um animal abandonado percorre até ser adotado?
O documentário Muco: Contradição na Tradição apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender primeiros princípios éticos do Yoga (Yamas) e as implicações que esta prática milenar tem em nossa sociedade. Ao longo da jornada desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga.
Um manifesto chocante que protesta contra a crueldade com os animais, a poluição, o desmatamento e todas as atrocidades que destroem o planeta.
É um documentário comovente que expõe a realidade brutal das fazendas de pele na Polônia. Com uma sensibilidade extraordinária, os cineastas apresentam a história de três ativistas - Aleks, Angelika e Bogna - que por anos documentaram incansavelmente o sofrimento dos animais criados para a produção de pele. Sua luta heroica contra o poderoso lobby da indústria de peles e a burocracia insensível cria uma narrativa repleta de tensão e desafios morais.
"O que temos?"
"Três corpos."
Quando a policial altamente capacitada, mas emocionalmente marcada, Jeanne Rippert chega à cena do crime, é praticamente tudo o que ela sabe…
Nos momentos em que a maioria das pessoas está adormecendo, Lukáš Krása vai a lugares onde a entrada é proibida. Ele retira animais de celeiros escuros e fedorentos, dando-lhes a chance de uma vida digna. Ele não faz isso porque quer ou porque lhe agrada, mas porque acredita que toda vida importa.
Quatro micro-histórias corais de ativistas anti-especistas oferecem evidências reais e científicas. O colapso está entre nós; reproduzimos insensivelmente a violência que não vemos. É urgente repensar nosso modo de vida com respeito aos outros animais e à natureza.
Co-fundador do Greenpeace e fundador da Sea Shepherd, o capitão Watson é metade pirata e metade filósofo neste provocador documentário sobre um homem que não pára por nada para proteger o que está por baixo.
Este é um Anúncio de Utilidade Pública que incentiva o público a parar de comprar produtos cosméticos de empresas que participam de testes em animais.
Bastidores da criação de jacarés e crocodilos.
A animação é baseada na história de uma zebra insatisfeita. A zebra não é bem recebida pelo seu grupo e decide deixar seu lugar e seu rebanho. Ela vai para a cidade, mas lá todos a maltratam de diferentes maneiras.
A animação conta uma história do ponto de vista de um papagaio, focando no momento em que ele é dado como presente de aniversário para uma garotinha.
A história de uma jovem corajosa e destemida, abandonada por seus pais em uma idade precoce, que acaba vivendo nas ruas em meio ao caos urbano. Seu espírito é testado enquanto ela salva animais perdidos e feridos, com atos de bondade sincera até resgates ousados. Ela arrisca tudo para salvar aqueles que podem ser prejudicados. A Garota da Natureza é uma história de propósito, compaixão e uma profunda conexão com a sacralidade da Natureza e sua vida animal frágil em tempos de crise climática.
Baseado em um poema de Nicanor Parra, um suspense distópico sobre o consumo de carne e o aquecimento global.
Um filhote de cachorro abandonado é resgatado por uma doce garotinha, finalmente encontrando uma família com quem pode viver. Mas o destino tem outros planos para o cão, que acaba voltando para a rua.
Um motorista em uma estrada de terra está substituindo antigos postes de madeira para iluminação elétrica por novos postes de concreto com a ajuda de um braço mecânico em um caminhão, quando ele colide com um pássaro que tem um ninho em um dos postes de madeira, e o trabalho é interrompido. Mas depois que ele para de brigar com os pássaros e o ninho não é destruído, o trabalho de substituição continua.
A maior felina da América do Sul, a onça-pintada, não é páreo para a ambição do homem.
Faça algo para salvar vidas.
Este filme é uma interpretação surrealista das memórias que vêm à mente após a morte de nossos animais de estimação. É um esforço para lidar com a perda de nossos pets usando uma nova abordagem psicológica chamada terapia narrativa.
A Geração Vegana tem o orgulho de apresentar 'Santuário', uma emocionante animação narrada por Xuxa Meneghel. Esta história acompanha duas defensoras dos animais em sua luta para salvar uma vaca dos horrores da indústria do leite. Inspirado no resgate das Marias, que vivem no Santuário Terra dos Bichos, no Brasil, e da Indigo, que reside no Farm Sanctuary, nos EUA, esta é uma história de amor e compaixão que vai tocar seu coração.
Organização:
Produção:
Apoio - Edição Florianópolis:
Feirantes - Edição Florianópolis:
Apoio - Edição Belo Horizonte:
Apoio - Edição Blumenau:
Apoio - Edição Cuiabá:
A Mostra Animal Pocket 2024 será uma edição especial com reexibição de alguns dos filmes da Mostra Animal 2023. Ela acontecerá na Cinemateca de Curitiba, no dia 09 de junho de 2024, a partir das 14:00.
Endereço: Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 - Bairro São Francisco - Curitiba/PR
Confira a programação do evento:
DIA 09/06 (DOMINGO)
|
HORÁRIO | NOME DO FILME | DURAÇÃO | PAÍS | CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA |
14:00 | ABERTURA | 00:10:00 | |||
14:10 | Uma Última Cavalgada: A Exportação EUA-Canadá de Carne de Cavalo | 00:27:37 | Canadá | 12 | |
Você Ficará Bem | 00:08:11 | Itália | Livre | ||
Porcos Maravilha | 00:11:46 | EUA | Livre | ||
MUCO - Contradição na Tradição | 01:49:40 | Brasil, Índia e EUA | 12 | ||
CONVERSA COM CONVIDADOS | 00:30:00 | ||||
ENCERRAMENTO |
O documentário Muco: Contradição na Tradição apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender primeiros princípios éticos do Yoga (Yamas) e as implicações que esta prática milenar tem em nossa sociedade. Ao longo da jornada desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga.
Este documentário explora a exportação de carne de cavalo dos EUA ao Canadá. O Canadá oferece um mercado controverso para fazendeiros americanos que desejam se livrar de cavalos velhos, feridos e indesejados.
Como os EUA interromperam o abate de cavalos em 2007, sem primeiro proibir a exportação de cavalos vivos para produção carne, cavalos americanos agora sofrem mais estresse do que quando alguns eram abatidos nos EUA. Longos transportes internacionais são agora um requisito para o processamento de todos os cavalos americanos para produção de carne. E de acordo com documentos de acesso à informação divulgados anteriormente, os cavalos às vezes já entram mortos no Canadá.
É importante contar essa história agora porque Chris Heyde, um defensor dos cavalos, está trabalhando para aprovar um novo projeto de lei chamado SAFE Act. Isso impediria a exportação de cavalos americanos vivos para o Canadá e o México para fins de carne.
Anna e Federico estão partindo para uma viagem. Federico tem uma tartaruga de estimação e como ninguém pode cuidar dela enquanto estiverem de férias, ele decide abandoná-la na natureza. Enquanto isso, dois amigos se encontram no campo durante um passeio de bicicleta. Um dos dois, um teórico da conspiração convicto, começa uma discussão sobre o aquecimento global.
Arnie e Frankie estavam sendo criados para carne em uma fazenda, mas tinham sonhos maiores para suas vidas. Eles escaparam da fazenda não uma, mas duas vezes. Na primeira vez foram trazidos de volta, na segunda vez eles se libertaram. De alguma forma, eles navegaram para a propriedade do Santuário Animal Luvin Arms, onde poderiam viver o resto de suas vidas em segurança e harmonia.
Organização:
Apoio:
Patrocínio:
A IX Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais ganha mais uma versão itinerante em Florianópolis com a @svbflorianopolis, no @centroculturalveras.
O evento contará com 4 curta-metragens:
O evento ocorre domingo, dia 26 às 18h, totalmente gratuito, no Festival Veras Vedas Vegan no meio de muitas outras atrações, apresentações, atividades e dinâmicas! O Festival ocorre desde o dia 24 até o dia 26, e a Mostra Animal marcará o encerramento!
Endereço: R. Vera Linhares de Andrade, 2064 - Córrego Grande, Florianópolis
Serviço
Mostra Itinerante de Cinema Pelos Animais - Edição Florianópolis/SC
Data do evento: 26/11/2023 (domingo)
Horário: às 18:00
Local: R. Vera Linhares de Andrade, 2064 - Córrego Grande, Florianópolis/SC
Organização: Sociedade Vegetariana Brasileira - Florianópolis
Festival Veras Vedas Vegan: de 24 a 26/11
Entrada GRATUITA
Brazil's largest cinema event for the benefit of animals is scheduled to take place in September 2024, in Florianópolis, Santa Catarina! Also featuring screenings in Blumenau, Belo Horizonte, Uberaba, Cuiabá, Curitiba, and other cities! Follow the Animal Festival on social media (@mostraanimal) to stay tuned!
And we're ready for film submissions!
Send your audiovisual work defending animals for free. Show your perspective and help spread new ideas and solutions!
Remember to send the filled and signed Exhibition Authorization Document (English) along with the rest of the materials, or after confirmation of selection by the event's curatorial team, to the email address: The results will be communicated within 30 days after the submission deadline via the email provided during the film’s submission.
SEND YOUR AUDIOVISUAL WORK BY CLICKING HERE:
Submission period open until 05/17/2024.
Read the regulations:
And fill out the Online Enrollment Form.
Remember to send the filled and signed Exhibition Authorization Document along with the rest of the materials, or after confirmation of selection by the event's curatorial team, to the email address:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
The result will be communicated within 30 days after the enrollment period closes through the e-mail used when enrolling the film.
Organized by the Brazilian Vegetarian Society (Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB), the event was launched in 2009 in the city of Curitiba and aims to create a debate about animal rights and the socio-environmental impacts that human interaction with other animals can bring.
The Animal Festival is an event for audiovisual productions from any country that address the various aspects of the relationship between humans and non-human animals in all its aspects, whether they are cooperative or exploitative, as well as related to the socio-environmental impacts that this interaction can bring.
The films are screened to the general public for free, and previous editions have brought together renowned artists, environmentalists, activists, authorities, writers, and above all, animal admirers and defenders.
In addition to film screenings, the event offers discussions with producers, lectures, workshops, and a wide range of exhibitors, including food, products, services, and much more!
The Animal Festival is wild!
Don't miss it! Follow us on social media:
International Film Festival for the Animals
Submissions: mostraanimal.com.br/film-enrollment
Submission deadline: 05/17/2024
Event date: September 5th to 8th, 2024
Location: Florianópolis/SC
Organization: Brazilian Vegetarian Society (Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB)
Support: Muhda Institute (Instituto Muhda)
Valle da Mídia Assessoria de Comunicação e Imprensa
Christian - +5511999046632
Rodrigo - +5511984155507
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
A Edição 2023 da Mostra Animal Itinerante em Porto Alegre ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro na lancheria MilaVeg. Organizado em parceria por voluntários da SVB e pela equipe do MilaVeg, o evento foi estruturado em 3 turnos, cada um com ênfase em um dos três pilares da Sociedade Vegetariana Brasileira: nutrição, meio ambiente e, claro, a ética em relação aos animais. Em cada um destes momentos, a sequência preparada pela organização iniciava com uma palestra de abertura, seguida por um documentário longa-metragem e por uma mesa redonda com convidados especialistas no assunto, contando com a participação do público para perguntas.
No sábado pela manhã, no qual a ênfase foi no âmbito nutricional, a palestra de abertura foi realizada pela nutricionista Franciele Freitas, voluntária da SVB Porto Alegre. O documentário exibido foi "What the health". A roda de conversa contou com três nutricionistas: além da Franciele, também integraram a mesa as nutricionistas Giulia Galant e Maitê Freitas Ranheri.
Já na tarde de sábado, abordando a temática ambiental, a abertura contou com palestra de Arthur Bernd (especialista em sustentabilidade), voluntário e coordenador da SVB Porto Alegre. Após a exibição do documentário "Cowspiracy", ocorreu a mesa redonda mediada pelo Arthur e com participação de Renata Padilha (fundadora do movimento Eco Pelo Clima) e Rosemari Stimamilio Menna (especialista em direito animal).
O turno de encerramento do evento, no domingo de tarde, teve como palestrante a voluntária e ex-coordenadora da SVB Porto Alegre Vanessa Garbini (adovagada animalista), seguida por uma fala de "preparação" (se é que é possível) para as cenas fortes do próximo documentário realizada por Alysson Augusto (filósofo), voluntário da SVB e proprietário do MilaVeg, O documentário exibido foi Dominion - que foi bastante impactante para o público, como esperado. A mesa redonda foi composta por Rogério Rammê (advogado animalista), Fernando Schell Pereira (diretor da ONG Princípio Animal) e Rosemari Stimamilio Menna. Após a roda de conversa, houve uma palestra de encerramento realizada pelo Alysson e confraternização no local.